domingo, 1 de julho de 2012

Luz, camera, intercambio!



E aê galera!!

Nunca fui de ter blogs, mas decidi criar esse que vai servir pra compartilhar com familiares e amigos um pouco sobre como vai ser meu intercâmbio, já que não poderei estar sempre ligando e não sei qual será a frequência que irei falar com todos, então deixarei aqui um resumo do que acontece!

O assunto sobre fazer esse intercâmbio já vem rolando faz algum tempo e decidimos que após o término da faculdade seria um ótimo período e uma boa preparação pra uma pós graduação, além de claro, ser uma experiência de vida maravilhosa!

A primeira coisa que vc pensa quando vai fazer um intercâmbio é: para onde ir??
Sempre tive um carinho especial pela california, acho que os filmes americanos que mostravam a vida na Califa sempre me impressionaram, praia, surfe, Hollywood e a majestosa Golden Gate, quem não se sente atraído?

Escolhido o país começamos a pesquisar a agência. MEU DEUS. Foram muitos dias e longas horas na frente do computador em busca de informações, pois o medo de a agência não ser confiável e você acabar tendo problemas no exterior é grande, a melhor coisa que achei que poderia ser mais eficiente era conversar com pessoas que fizeram intercâmbio e ver o que elas achavam da agência que escolheram, e isso no final não ajudou muito..
Por fim escolhemos a EF Education First http://www.ef.com.br/. Eu havia visto uma daquelas revistas sobre intercâmbio deles na escola de idiomas que faço aqui em Santos, a MINDS. Li muito sobre ela e soube de pessoas conhecidas que já tinham ido com ela e gostaram, além de ter lido que ela é uma agência bem conceituada no ramo de intercâmbios.

Agência escolhida era hora de ver os destinos que ela oferecia para California: San Diego, Santa Barbara, Los Angeles e São Francisco. Todas pareciam lugares maravlhosos para se fazer um intercâmbio, mas San Diego ganhou meu coração!É a 2ª maior cidade da California, e o fato de a escola ser pequena, comparada com a unidade EF das outras cidades, é ótimo!Pelo menos eu acredito que em salas com menos alunos as aulas rendem mais pois o professor tem tempo para auxiliar todos os alunos. Outro fator que achei bem interessante é que a unidade de San Diego fica dentro do campus da Alliant International University, então vc tem contato não só com os alunos da EF como também com os alunos da universidade, ótima oportunidade de conhecer pessoas e praticar o inglês!E ainda tem de bônus o Sea World e o San Diego Zoo, que to doida pra conhecer!!

Outra coisa a ser decidida é a acomodação!A EF de SD oferece acomodação em casa de família ou apartamento estudantil no campus da faculdade. Pensando em aproveitar ao máximo a lingua, decidi que hostfamily seria a melhor opção, pois assim vc tem contato direto com a cultura local, um ponto que acho extremamente importante quando se conhece um lugar novo!Em apartamento vc tem mais liberdade, é verdade, mas pensei, imagina se caio num apartamento com uma japonesa, eu e ela lá com o propósito de aperfeiçoar nosso inglês, sei lá, acho que dentro do que eu espero desse intercambio, hosfamily é a melhor opção, alem de que quarto duplo é incluso no pacote, enquato que se vc opta em ficar em residência estudantil vc tem que pagar à parte.

Depois de tantas coisas ainda é preciso esolher o curso e duração do intercambio. Escolhi o EF Geral, que é um curso que permite que vc aperfeiçoe seu inglês e que vc tenha um tempo para visitar os lugares, pq ninguém é de ferro né!Escolhemos esse curso pois vc pode iniciar seus estudos em qualquer segunda feira, não tem um tempo determinado de quando as aulas começam.

Mas como calcular quanto tempo é necessário pra vc aperfeiçoar seu inglês?Acho que isso vai da dedicação e comprometimento de cada um com o tempo que ele tem disponível. Pensamos que 1 ano seria o ideal, infelizmente 1 ano morando no exterior não sai nada barato, então decidimos que 6 meses é um bom tempo e viável também, rs!

Todos os documentos e passagens em ordem, hoje faltam exatamente 17 dias para minha viagem!!A cada dia sinto que a ansiedade cresce, mas nada alarmante, acho que a ficha ainda não caiu..viajo dia 18/07 e retorno dia 8/01/13 onde pretendo aproveitar cada segundo!!Só saberei quem é minha hostfamily 1 semana antes da viagem, o que me deixa bem apreensiva de como eles serão, mas espero que dê tudo certo!!

No próximo post vou falar como foi o processo de retirada de visto de estudante. Eu já tinha o de turismo, mas para tirar o de estudante foi um processo bem chatinho..

Bom melhor parar por aqui..as próximas semanas serão agitadas mas tentarei não demorar pra postar!

Beijos!
M.


3 comentários:

  1. Minha filha é assim... ama... sonha... idealiza... e realiza.
    Você é uma mulher super corajosa amora minha, e eu sinto muito orgulho em ser sua mãe!
    Absorva cada instante.
    Bjs na alma e não se esqueça...
    Amo-Te em dobro aos domingos ;D

    ResponderExcluir
  2. Olá Marianna,

    Estou pesquisando lugares para fazer intercâmbio exumas das opções seria a Califórnia, me mostraram duas escolas: a Kaplan e a ELS, vc conhece alguma delas?
    Sobre a cidade, vi que vc ficou em SD, será mesmo uma boa opção ou vc recomendaria uma outra cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana, desculpa a loong demora mas estava trabalhando em um navio de cruzeiros nos últimos 7 meses e ñ dava p checar o blog!
      Não sei se ainda é de alguma ajuda, mas aí vai!
      Não conheço as escolas, já ouvi falar da Kaplan, li em alguns blogs q ela é boa, mas ñ posso confirmar nada pela falta de
      conhecimento!
      Não me arrependo UM SEGUNDO por ter escolhido San Diego, mas td depende do que vc espera do teu intercâmbio!
      Oq + gostei em SD foi a possibilidade de ir a diferentes lugares, é bem acessível, vc está a 30min do México, cerca de 2h de LA,
      4/5 de Las Vegas e o Grand Canyon, umas 3h das montanhas com neve onde pode esquiar, enfim, o leque de opções é imenso,
      é por isso q adoro aquele lugar, mas como disse, td depende do que vc espera e realmente quer do seu intercâmbio!Eu ñ penso
      2x antes de indicar SD como destino de intercâmbio, mas cabe a cada um decidir qual lugar vai te trazer mais vantagens, e
      independente de onde vá, certamente vc ñ vai se arrepender, será a melhor experiência da sua vida, acredite!Precisando só falar, grande beijo!!

      Excluir