quarta-feira, 11 de julho de 2012

Documentos


Ola galera, demorei mas voltei!


Como tinha comentado no primeiro post vou falar quais os procedimentos que precisei fazer pra tirar o visto de estudante para os Estados Unidos. Procurei várias coisas sobre isso na internet quando precisei tirar meu visto, então caso alguém tenha interesse aí vai!!Eu já tenho passaporte então só precisei tirar o visto de estudante!
 
 
Antes de tudo você precisa ter um passaporte válido, caso alguém tenha dúvidas sobre como proceder para tirar o passaporte (que já não me lembro direito tudo o que precisei para tirar o meu..) achei esse blog que explica direitinho! O link é esse aqui (http://intravelturismo.wordpress.com/2010/11/18/como-tirar-passaporte/)
 
 
Embora eu tenha um visto de turismo nos EUA de 10 anos ele não permite que eu fique lá para estudar, para isso é necessário que você tire um visto de estudante. Vou tentar colocar aqui o que exatamente eu precisei pra retirar esse visto.

Depois de escolher o destino e duração do meu intercâmbio a agência me orientou sobre como proceder para a retirada do visto. Não sei como funciona em outras agências, mas no meu caso a EF não me ajudou em muita coisa, é você que tem que correr atrás dos documentos, preencher fichas e pagar taxas..eles comentaram que a ABAV - Agência Brasileira de Agências de Viagem, poderia fazer o preenchimento de ficha e pagamento de taxas por um "valor", mas achei o cúmulo pagar pra preencher uma ficha, mas fica a dica pra quem não quiser esquentar a cabeça com isso!
 
 
A primeira coisa que descobri que precisava preencher era o formulário DS-160                                  (https://ceac.state.gov/GENNIV/Common/SessionTimedOut.aspx), que nada mais é que um formulário online de solicitação de visto. Juro, nunca preenchi um formulário tão grande na minha vida, sério, levei em torno de 1h pra responder tudo..enfim, as respostas devem ser feitas em inglês, mas nem se preocupem, antes de iniciar o preenchimento o site pergunta a sua língua de origem, as perguntas são em inglês mas quando você passa o mouse por cima dela aparece a tradução, então é piece of cake!
 
 
O formulário é gigantesco e incluiu perguntas desde o tipo de visto que você está solicitando até coisas do tipo "você já esteve envolvido com tráfico de humanos?" ou "você já fez parte de algum grupo terrorista?", bizarro..me pergunto se alguém já colocou "yes" em alguma delas...
Depois de muito preencher caí numa página que pedia o SEVIS ID. WTF era aquilo??Eu não fazia nem idéia, entrei em contato com o pessoal da EF e no dia seguinte eles me mandaram o número do tal SEVIS ID, mas óbvio que tive que preencher TUDO DE NOVO ¬¬' O sevis é uma taxa que você tem que pagar para "solicitar" o visto, no meu caso o do tipo J1 de alunos intercambistas. Essa taxa é em dólar e só pode ser paga por cartão de crédito, não me lembro o valor exato em dólar, mas se não me engano foi algo em torno de R$400 (tiro no bolso, é..). E quando achei que depois do número sevis o questionário acabaria, BANG, lá vem mais uma penca de perguntas....ao final o site pede que você revise TODAS as informações de cada página do formulário, que meu deus, são muitas..mas eu suuper recomendo que você olhe uma por uma e pergunta a pergunta, porque eu encontrei 2 erros no meu formulário, e depois que ele é enviado para o consulado não tem mais jeito!Ao final do preenchimento a página vai gerar um arquivo em pdf de confirmação do DS-160, imprima e guarde pois ele é necessário na entrevista no consulado!!
 
 
(*) Após o pagamento do SEVIS você recebe um comprovante de pagamento online que você deve imprimir, e o comprovante original chega depois de alguns dias pelo correio. A EF disse que só o original seria necessário no dia da entrevista, mas no dia marcado para tirar as digitais me pediram a confirmação online e o original!!
 

Depois de ter pago a taxa SEVIS você precisa fazer o agendamento da entrevista (https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/applicants/17227812-CY849561), e lá vem outro formulário!Depois de entrar nesse link você informa o nº do SEVIS e aí você entra com seus dados e um calendário aparece pra você fazer o agendamento. Antes tirar foto, digitais e entrevista eram tudo no mesmo local e no mesmo dia mas o procedimento mudou. Durante o agendamento você tem que escolher uma data para o CAVS (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) onde a foto e digitais são tiradas. (não é permitido entrar com bolsa e eletrônicos, e recomendo levar todos os documentos necessários em uma pasta pois eles pedem pra agilizar e o processo é bem simples e não demora tanto.)
 
 
Depois de agendar no CAVS aparece outro calendário para agendamento da entrevista no consulado, em ambos é só escolher a data que melhor lhe convém. Depois de preencher e escolher as datas você escolhe qual tipo deseja que seja o envio do seu passaporte de volta, eu escolhi que entregassem em casa, é bem rápido e não precisa pagar nada!Depois de preencher tudo isso você precisa pagar a taxa MRV, que é uma taxa para o agendamento no consulado, pode ser pago via cartão ou boleto e é cobrado em real, se não me engano paguei algo em torno de R$230.
 
 
No final das contas o que eu precisei levar no CAVS e Consulado foi:
  • papel de confirmação do envio do DS-160
  • confirmação e comprovante de pagamento da taxa sevis
  • papel de confirmação do agendamento no CAVS e Consulado
  • comprovante de pagamento da taxa MRV
  • I-20 (documento que comprova que vc é estudante e é fornecido pela sua agência)
  • passaporte válido por pelo menos 6 meses
Esses foram os documentos que eu precisei levar para visto de estudante de intercâmbio para 6 meses, sem ter bolsa de estudos, parentes/amigos nos EUA, etc. Cada caso é um caso!
 
 
O procedimento de tirar fotos e digitais no CAVS foi super tranquilo, mas para a entrevista foi mais chatinho....tirei meu visto no consulado de São Paulo, minha entrevista estava marcada para ás 7:30, cheguei lá 6h e já tinha uma fila enorme O.O depois que você entra, ainda na fila, o pessoal do consulado pega seus documentos e passaporte e te dão uma senha, eles são mandados para análise pelo pessoal lá dentro. Depois disso você espera até que sua senha seja chamada, foi mais de 1h até que chamassem meu número ¬¬' você va até o guichê e a pessoa confirma seu nome e te devolve seu passaporte e documentos, aí você vai pra OUTRA fila, pra aguardar a entrevista, e lá se foi quase + 1h..quando vai chegando perto da sua vez você começa a ficar meio nervoso, vai que eles negam e coisas do tipo..são vários guichês com cidadãos americanos, percebi que alguns faziam as perguntas em inglês, mas o guichê em que eu caí o cara estava falando em potuguês mesmo!!Só perguntou o tipo de visto que eu estava tentando tirar, se já tinha ido aos EUA antes, o que eu fazia, quando perguntou o que eu queria fazer quando voltasse de lá e respondi "uma pós graduação" ele já falou "ok, seu visto foi aprovado". UFA!
 
 
Depois de 3 dias meu passaporte e documentos chegaram pelo correio!O processo não é difícil, só meio chatinho, mas se você consegue provar que está indo só para estudar eles não criam problema!Mas ter o visto não é garantia de entrar nos EUA, pois eles podem evitar que você entre no país se não forem com a tua cara na imigração do aeroporto..americanos né ¬¬


No geral foi isso!Minha viagem é daqui 6 dias, chegarei um pouco antes em San Diego então terei 3 dias de folga no hotel antes de começar o curso!Vi hoje quem será minha hostfamily, eles parecem uma mistura de japonês com indonesiano ou havaiano, sei lá HAHAUHAUAHUAHAUHAU mas parecem ser muito gente fina!!Mandei um email pra hostmother e espero que ela responda logo!!Agora é só arrumar a mala e aproveitar o restinho dos dias com a família e amigos!!
 
 
O hotel que vou ficar tem wifi grátis THANK GOD!Então talvez eu poste algo aqui sobre como foi a viagem!

San Diego I'm coming!  #6dias


Beijos,
M.


4 comentários:

  1. É isso ai amora minha, faltam poucos dias né?

    agora... quando embarcar no avião... abra espaço para o pulsar da vida, sinta os espasmos do crescimento pessoal, intelectual, espiritual e energético que essa viagem propiciará... e assim sendo alce vôo e almeje encontrar seu lugar no mundo, mas lembre-se que a viagem não é o mais importante, ela não te definirá, mas a "viagem" interna será deslumbrante querida...

    Filha amo-Te sempre e em dobro aos domingos!

    ResponderExcluir
  2. Ai xuxu, to nervosa por vc! e mto animada tb...curta muito sua viagem sem nunca esquecer de mandar noticias para as amigas hahaha...espero q vc encontre tudo o q procura e aprenda que veja o quanto é forte e maravilhosa! aproveite cada dia, faça amigos, aprenda a cultura, os costumes e volte e me conte tudo!!!!bjão sentirei saudades imensas só de saber que vc está um pouco mais longe, Laura

    ResponderExcluir
  3. Olá Marianna, eu não sei se você ainda lê seu blog, mas estou viajando para San Diego também esse ano para estudar, vou no outono do hemisfério norte, muitas coisas que você falou ajudaram muito!! Estou lendo cada post vorazmente para saber cada vez mais e mais sobre San Diego! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa!!
      Desculpa a looooonga demora em responder, mas estava trabalhando num navio d cruzeiros nos últimos meses e ñ tinha como atualizar nada por aqui!
      Fico feliz de saber q o blog te ajudou, pela data creio q vc já está em SD, espero q esteja aproveitado MUITO, precisando de alguma coisa só falar!Beijooos!

      Excluir