terça-feira, 5 de março de 2013

É tempo de viver coisas novas!



"Será que caso ou compro uma bicicleta? Tô na dúvida… Meu destino, como para a maioria dos mortais, anda escuro. Não vejo a luz no fim do túnel. Ainda não sei se não há luz alguma ou se sou eu que estou cega. Fato é que, não sei o que fazer."

Olá galera!

Como já hava dito no post passado estou indo trabalhar em navio de cruzeiros. Até ontem a única coisa que eu sabia é que eu iria pela Costa, sem data nem navio certo, estava a espera de contato do pessoal da agência, continuando com as despedidas, comprando todas as coisas que eu precisaria, enfim, na espera, mas a vida, ah a vida é uma caixinha de surpresas hauahuahu e ontem recebi uma ligação de Curitiba dizendo que a Ibero estava chamando pessoas para embarque imediato e perguntaram se eu tinha interesse. Bom, me pegaram de surpresa pois eu estava na rua, com barulho e não entendi direito, mas disse que sim, se foi pra melhor ou pior só saberei quando embarcar. Bom hoje me ligaram e disseram que eu já tinha data de embarque!Pego em vôo para Maceió na terça que vem e já embarco na quarta 13/03, meu novo "lar" será o Grand Mistral da companhia Ibero, e ao que tudo indica minha situação será a mesma, contrato de 8 meses como Assist.Waitress. Agora com data marcada tenho que dizer que bateu um frio na barriga?Será que é isso mesmo que eu quero?Já li tantas coisas ruins, e boas também, a dúvida é inevitável e o medo pelo desconhecido também!Acho que o que me incomodou mesmo foi a mudança súbita de companhia, pois já havia pesquisado tuuudo a respeito da Costa e tenho amigos em diferentes navios, mas parece que esse tipo de coisa é meu carma, pera que explico!
 
Quando eu estava no processo de escolha do meu intercâmbio eu havia escolhido como destino a Nova Zelândia. Eu passei horas intermináveis pesquisando e salvando informações sobre lá, eu inclusive achei o preço e locais para cortar cabelo! ahuahauhauahu e aí meu pai disse "NZ é mto longe, escolhe um local onde será + fácil te ver em caso de emergência" ahuahuahauhau e não tive dúvidas ao escolher a Califórnia, e lá fui eu ficar mais outras intermináveis horas pesquisando. E agora eis que acontece de novo, sabia tuudo sobre a Costa, vários arquivos salvos, páginas salvas nos favoritos, e minha companhia puff, muda!E aqui estou eu novamente há HORAS pesquisando sobre o Grand Mistral, e infelizmente não estou achando mta coisa, enfim...
 
Agora com apenas 1 semana para arrumar tudo bate o desespero, será que to esquecendo alguma coisa??Pesquisando muito achei esse blog que é suuuper bacana e ta me ajudando MUITO! http://umamoremcadaporto.wordpress.com . Tem várias dicas sobre o que levar, o que esperar da vida a bordo, experiências e muuito mais, pra mim que vou embarcar pela 1ª vez está sendo muuuito útil!
 
Não posso dizer que meu processo de seleção foi da maneira "convencional", após voltar de San Diego e ter enviado ZILHÕES de CV's a única resposta que obtive foi a de cruzeiros, e vou comentar como foi o meu processo de seleção!
Mandei meu CV para a agência ISM BR de Curitiba, após alguns dias eles me retornaram e falaram que eu passaria por uma entrevista pelo Skype, opa beleza!Entrevista feita, parte em português mas grande parte em inglês, o cara me perguntou coisas do tipo
 
-Pq vc quer trabalhar em cruzeiro
-Nível de inglês
-Em que função eu gostaria de trabalhar
-Se tinha experiência em alguma das funções
 
E não me lembro + oq exatamente. Fui bem sincera, disse que não tinha experiência em NADA relacionado às funções de trabalho em cruzeiro, nenhum curso, NADA, só o inglês. Entrevista encerrada, alguns dias depois recebi um email dizendo que eu havia passado. Hora de fazer o curso obrigatório STCW - Curso Básico de Segurança em Navios para profissionais não tripulantes, ou seja nós!O curso foi promovido pela Shelter e fiz a parte teórica em Santos na Fatto e a parte prática na Shelter no Guarujá. O curso foi bem bacana e aprendi algumas coisas sobre construção e operação de navios, além de segurança a bordo, com duração de quatro dias e teve aulas teóricas e práticas. As práticas foram somente de primeiros socorros, sobrevivência no mar e controle de incêndio. No geral  foram muitos nomes, siglas, códigos e informações para absorver. Coisas que eu só saberei melhor depois que estiver embarcada e conhecer meu navio.
 
Apagando um Princípio de Incêndio

Formação para aumento da visualização para o resgate

Baleeira, embarcação de salvamento em caso de abandono do navio

Como subir na balsa inflável
Hora de pular, plataforma de 3m

Treino de reanimação cardíaca
 
Curso feito, espera de algumas semanas até a agência solicitar os exames médicos. Infelizmente não pude fazer em Santos pois disseram que eles estavam com atrasado na entrega dos resultados, me mandaram então para Curitiba, sendo que me avisaram na quinta que minha consulta estava marcada para terça da semana seguinte. E lá vai eu, compra passagem e organiza tudo, embarquei em Santos e depois de 6h30 sacolejando no ônibus cheguei em Curitiba, finally!No total precisei ir em 4 lugares diferentes, ainda bem que todos pertos e pude ir andando a todos. Meu dia consistiu de pegar os pedidos no escritório, no msm prédio fiz o exame de audiometria e peguei o resultado na hora, segui para outro lugar para fazer os exames laboratoriais, depois outro lugar para realizar consulta com a médica e por último outro prédio para fazer o raio-x. Comecei minha jornada às 8 da manhã e ás 12:30 já tinha terminado tudo, voltei à rodoviária e adiantei minha passagem, mais 6h até Santos, uma coisa a menos, UFA!
 
Depois de exames feitos veio mais semanas de espera, aproveitei para pegar o certificado do STCW (q leva cerca de 30 dias para ser homologado pela Capitania dos Portos), passei alguns dias visitando amigos e mais alguns dias com minha mãe, e aqui estou essa semana, agora com data marcada e correndo pra arrumar tudo a tempo!Mas não posso reclamar, vi muitas pessoas falando que o processo de embarque pode levar até mais de 6 meses, e contando que comecei meu processo no final de Janeiro e meio de Março já estou embarcando, tive sorte!
Agora estou no momento das despedidas, sejam pessoais, via facebook, skype e até mesmo pelo Viber, tenho recebido tantas palavras de apoio e incentivo que faz com que o medo fique um pouquinho menor, mas não ameniza a agonia da partida. Como já tinha comentado antes esse ano começou bem conturbado pra mim, espero que mesmo sendo um tempo de trabalho integral, duro e no slayer mode, espero que possa trazer coisas boas, novos ares, novas pessoas, novos aprendizados e novas possibilidades!Ás vezes me pergunto, será que eu nasci pra não estar em lugar nenhum e ao mesmo tempo em todos os lugares??Ainda não sei qual meu lugar nem meu propósito nesse mundo, mas ir para San Diego me abriu tanto a mente que espero que ocorra o msm agora!!E tenho alguns planos por aí, que vou batalhar mto pra que aconteçam!Meu MUITO OBRIGADO a todos que me apoiam e sempre me apoiaram, vou sentir muito a falta de todos!!Ainda não sei como as coisas funcionam no Mistral, mas espero q eles tenham internet pra comprar horas q nem na Costa, e q ñ seja tão caro HAUHAUHAUAHUAHAU tentarei manter contato regular, mas mto provavelmente não atualizarei o blog com mta frequência, já foi difícil fazer isso em SD, imagina agora trabalhando de 10-14h/dia e sem internet, ai ai....
 
Sei que o foco do blog não é esse, mas na verdade ele sempre teve como objetivo de poder dar notícias aos familiares/amigos quando eu estava fora, então o nome pode ser Dream of Californication, mas a partir de agora será meu diário sobre a vida a bordo!Obrigado aos que acompanham!
 
Beijoos,
Mari :)
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário