terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Life after SD



Olá galera,

Depois de voltar de SD achei que o blog não teria mais um propósito, mas hj me deu vontade de postar de novo..

Hoje fazem 1 mês e 4 dias desde que voltei de SD..antes de viajar eu já tinha lido como as pessoas descreviam a sensação de voltar pro Brasil, e muitas bem parecidas..

Serei bem sincera, eu não queria voltar, sentia sim MUITA saudades da minha família e de alguns amigos, mas sei que não importa onde eu esteja a minha família nunca deixará de me amar, enfim..

Viver em SD foi maravilhoso, tudo era novidade e percebi que me adaptei bem rápido à vida lá. Muitos devem pensar “tudo parece uma maravilha qdo se está lá só estudando e viajando”, e eles devem estar certos mesmo, acredito que viver lá de verdade seria diferente, ainda assim acho q continuaria sendo bom, a atmosfera daquela cidade é realmente incrível! Só o que sinto mais falta do que a Califa são as pessoas que conheci lá. Parece estúpido e egoísta falar que acho que fiz mais amizades com laços mto fortes com pessoas que eu conheci lá em 6 meses do que com pessoas que eu conheço há anos aqui.. mas foi exatamente oq aconteceu.. as pessoas que eu conheci lá me marcaram de tal maneira que acho que eu jamais as esquecerei! Óbvio que umas mais do que outras, mas eu nunca senti tanta necessidade e vontade de ver algumas  pessoas como as que conheci lá.. é muito doloroso saber que não verei grande parte delas de novo...

Antes do meu intercâmbio eu li que várias pessoas entravam em depressão após voltar de um intercâmbio. Não acredito que tenha sido o meu caso, mas honestamente, as coisas não tem o mesmo brilho que antigamente, coisas que antes me interessavam tanto hj não me atraem mais, me sinto meio perdida como se realmente não pertencesse mais a lugar algum aqui, parece que tudo é meio temporário, meio fora de lugar.. a impressão que eu tenho é de que eu fui, a vida aqui continuou e agora que eu voltei eu não consigo mais achar o meu lugar aqui.. talvez no final das contas isso seja um tipo de depressão, vai saber... todo mundo diz que as coisas melhoram com o tempo, então acho que é esperar pra ver né.

Como tudo que é bom dura pouco voltei e caí no mundo real, hora de arrumar um EMPREGO! Aprender a ser alguém na vida e deixar de ser uma despesa, mas bem que podia ser um pouco mais fácil né?! Ahuahauhau

Desde que voltei mandei CV’s para tantos lugares que se alguém me respondesse eu não saberia de onde eles são ahuahauhauhauahauhu infelizmente ou felizmente, a única resposta que eu tive foi de uma agência de cia de cruzeiros. Como preciso de um trampo urgente tratei de começar a correr atrás pra ver se rolava essa oportunidade. Não é o trabalho que eu queria, acho que todo mundo que faz uma faculdade gostaria de poder trabalhar na sua área, mas infelizmente deixei meu coração escolher a faculdade e percebi que a vida só anda pra frente na base do dinheiro, coração e sentimentos nesse quesito só f** sua vida, e foi o que aconteceu cmg ao escolher a Biologia Marinha.. a idéia de poder cuidar de animais e estar envolvida com a natureza pareceu lindo no começo, mas aí vc acorda e vê que a realidade é outra... com isso em mente decidi cair de cabeça no trampo em cruzeiro.

Até onde vi sei que será puxado, beeeeem puxado, mas poderei continuar praticando o inglês, ganhando e não tendo gastos e talvez conhecer alguns lugares diferentes... só me pergunto se inconscientemente eu não escolhi isso como se fosse uma ideia de um intercâmbio alternativo, uma forma de tentar manter aquilo que eu tanto tenho sentido falta ultimamente.. será? Enfim, talvez eu ainda tenha a chance (mínima) de ver alguns amigos já que é um cruzeiro pela Europa, acho  que esse é outro motivo pela escolha tbm, depois de um pouco de independência, talvez até uma válvula de escape, uma fuga, e se for isso, não dará em nada, fugir dos problemas nunca resolve nada...enfim, veremos no que dá!

Bom minhas últimas semanas em SD foram incríveis, coloquei a certeza de que eu voltaria em poucos dias numa gaveta e tranquei, e assim eu curti mto mais cada momento, cada pessoa e cada lugar! Ir para o Hawaii e LV no ano novo foi o ápice das minhas últimas semanas, mas estar junto com as pessoas que estavam comigo foi o que fez a diferença!! Fazendo uma retrospectiva vi que dividi muito o meu tempo com 4 pessoas que estiveram cmg em praticamente todas as minhas últimas semanas, todos dividindo cmg e fazendo cada momento virar as melhores memórias do meu intercâmbio!! Meus 2 japoneses, 1 suíço e minha linda da Arábia Saudita, que tornaram meus últimos dias inesquecíveis!! Sinto muita falta de vááárias pessoas, mas esses 4 estarão para sempre no meu coração! E fiz uma promessa a mim mesma de que não importa como ou quando, eu darei um jeito de vê-los de novo! Mais uma aquisição para a minha “to do list”!
  
 
Para não abandonar completamente o blog talvez eu possa fazer uma adaptação e começar a usá-lo pra contar como será minhas experiências a bordo... se eu conseguir, e eu VOU, o trampo! Não sei, é uma ideia..

Bom chega de choramingar que isso já ficou longo o suficiente... se alguém tiver qualquer dúvida ou queira falar sobre SD só me escrever!

Grande beijo a todos,

Marianna.

6 comentários:

  1. Quero deixar claro que você nunca foi encarada por mim como "gasto/investimento", e espero que o outro lado da moeda se aperceba do quanto magoou com tais afirmações!

    Sobre outras delicadezas... independente do tempo que você conheceu essas pessoas especiais... o que é de relevância é a ligação que vocês têm, o tempo nesse caso é um mero detalhe. Ligação de almas é assim, simples.
    Tenho certeza que você voltará a encontrá-los, quer seja por esse novo "intercâmbio", quer seja por outros meios que o Universo pode te presentear. Esteja aberta que as oportunidade surgirão, não tenho dúvidas com relação a isso!

    Sobre a depressão... eu diria que você está com saudades isso sim, e isso é inevitável com quem se ama. Posso afirmar que senti saudades de você a um nível celular, todas as células tresloucadas gritavam/urravam de saudades de ti minha filha, mas certamente estarei feliz e torcendo por você, onde quer que você precise estar.

    Você é mulher guerreira, e saberá trilhar os Caminhos da Vida com sabedoria e leveza, nunca duvide disto.

    Amo-Te sempre e em dobro aos domingos e feriados!
    Bjs com sabor de saudades.
    Mamy Nil.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari
    Acompanho seu blog desde o começo, pois vou fazer um intercâmbio parecido, seis meses em San Diego, e desde muito antes de bater o martelo e decidir com certeza que era isso que queria para esta fase da minha vida, comecei a pesquisar blogs de intercâmbio, e o seu me ajudou bastante, embora com poucas postagens, guardei muitas dicas que vou usar daqui a um mês, no meu California Dream. Embora eu tenha certeza do que quero e tenha esperado muito por isso, estou numa fase de muita ansiedade e ao mesmo tempo, incertezas, será que meu inglês está preparado pra encarar os falantes nativos? Será que EU tô preparada? Será que vou fazer amigos ou vou passar o intercambio sozinha? Esse é o meu maior medo, tenho o inglês básico e tenho medo de não conseguir me comunicar com as pessoas e, por isso, não fazer amigos. Será que você pode me dar algumas dicas sobre aproximação? Como foram feitos os amigos que você fez no intercâmbio? Partiu mais de você ou deles? Estudavam com você, no seu nível? E sobre os nativos, você fez algum amigo americano? Como eles são? Sei que isso de amizade acontece espontâneamente, mas talvez suas dicas me tranquilizem mais :) E sobre o inglês, sei que você já foi com um bom nível de inglês e isso deve ter facilitado muito as coisas pra você, mas como já te falei, o meu é básico, consigo sobreviver, você acha que posso chegar a fluência nesses seis meses? Se você pudesse dar conselhos para ter exito na língua, quais você daria? Desde já, muito obrigada!

    E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá E.!

      Primeiro de tudo, muito obrigado por acompanhar o blog, quando estava em SD não tinha mto tempo para postar, o que por um lado foi ruim e por outro mto bom, sinal que eu estava aproveitando bastante!Mas bora lá!

      Acho que vc ñ vai se arrepender de ter escolhido SD, aquela cidade é simplesmente apaixonante!Acho que a ansiedade é suuper normal, vc ta indo pra um lugar novo, longe de família e amigos, num lugar com uma língua diferente, fora da sua zona de conforto, mas garanto que tudo vai valer a pena no final!

      O seu 1º contato serão com pessoas da sua escola, gente do mundo inteiro, com diversos níveis de inglês, com sotaques e culturas diferentes, mas todos estão na msm situação, tudo novo, e não é difícil fazer amizade não, acho q a gente meio que é atraído para as pessoas pq todo mundo q ta lá ta no msm barco, todos com os msm medos!!Fui com inglês intermediário e isso facilitou sim, mas ter inglês básico não vai atrapalhar na hr de fazer amizades, eu pelo menos ñ percebi esse tipo de coisa qdo estava em SD, de pessoas q evitavam fazer amizade ou conversar c pessoas c o inglês ñ tão bom, então fica tranquilaaaa q vc vai fazer amizades SIM, e MUUITAS e criar laço com elas q podem ser bem mais fortes do que com pessoas q vc conhece aqui!E isso é uma experiência maravilhosa!

      Até pq qdo vc chega lá vc tem q falar e aprender o inglês na marra msm, e estando num lugar onde só se fala inglês ajuda muito, sério msm, vc vai perceber q seu inglês vai começar a fluir naturalmente com o passar do tempo, é mto bom!

      Não sei oq poderia te ajudar com relação à aproximação..uma coisa q me ajudou mto foi o City Tour q tive no meu 1º dia na EF, fiz várias amizades nesse dia, e isso vai rolar naturalmente, vc vai conhecer pessoas da sua sala, amigos desses amigos e as coisas vão fluir naturalmente, não se preocupe com isso!

      Eu só tenho uma coisa que acho mtooo importante e eu falo isso p todo mundo q comenta aqui no blog, msm q no começo pareça difícil, q vc ache q seu inglês ñ ta sendo o suficiente, continue tentando mas não caia na bobeira de procurar abrigo com outros brasileiros!!!Juro, isso prejudica e MUITO o seu aprendizado, pq a maioria dos brasileiros do meu campus só andavam em grupos com brasileiros, comiam e saiam juntos e SEMPRE falando em português....td bem q vai depender do qto vc quer melhorar teu inglês, 6 meses dá p melhorar bastante teu inglês se vc cair de cabeça e evitar conversas em português!Até pq acho q o + interessante são as experiências e amigos do mundo inteiro q vc vai conhecer, esse é o bacana!

      As amizades q fiz lá surgiram de vários jeitos, eu ás vezes me aproximava, algumas pessoas ás veze se aproximavam de mim, mas a grande maioria foi de estudar junto, aí vc muda de nível e cai em sala c outras pessoas, aí vc percebe q tem amigos em comum aí seu círculo vai aumentando cada vez mais, se vc ficar em hostfamily isso tb ajuda mto pois eles/elas se tornam como irmãos, é mto bom!Viagens e passeios q c fizer tb criam ótimas amizaes!!Então sério msm, ñ precisa se preocupar c isso, vc vai fazer mtaaas amizades lá! :)

      Acho q se vc se esforçar bem, cair de cabeça no inglês acho q vc consegue fluência sim!Não digo em relação à escola, pq a escola vai te dar uma base, mas fluência msm vc vai pegar é falando msm, no dia a dia, escola, conversa c amigos, viagens, na hr do aperto, qdo precisar comer, tudo isso q vai fazer teu inglês realmente evoluir!Minha única dica é essa, caia de cabeça, imersão geral e evite os brazucas, ñ digo q todos são assim, mas de VÁÁRIOS q conheci apenas 2 falavam em inglês cmg O.O o resto é só em português, e isso atrapalha MUITO seu aprendizado, mas tudo depende de vc!Vai na fé, curta essa ansiedade pré embarque e curta MUITO qdo vc chegar lá, garanto q essa será a melhor experiência da sua vida!!Precisando estamos aí ok!!!

      Beijoos,

      Marianna.

      Excluir
  3. E sobre você sentir que não pertence a esse lugar e não se sentir tão empolgada com coisas que você costumava gostar, sei bem como você se sente, inclusive, esse é o motivo pelo qual estou indo fazer intercâmbio, tentar me achar. Acredito que seja normal e que todo mundo passe por isso, é uma fase de escolhas e te desejo toda a sorte do mundo no cruzeiro, sei que será ainda mais enriquecedor pra você, tanto pra vida, quanto porque você poderá aprender outras línguas e talvez fazer contatos que te ajudem a caminhar na sua área, biologia marinha. Só queria te dizer que: vai dar certo! :)

    E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, depois que a gente vai uma vez toda a nossa perspectiva muda, seus objetivos e vontades, é estranho! Espero que essa experiência no cruzeiro possa me ajudar, q seja enriquecedor e mantenha acesa essa chama de sempre querer mais, conhecer outras pessoas e outras culturas!!Um dos motivos de eu estar fazendo esse trampo é que quero poder ver alguns amigos q fiz em SD e q moram na Europa, é doido como sinto a falta deles, e toda vez q fico ansiosa com meio c medo dessa experiência eu boto na cabeça q os verei em alguns meses, e isso me acalma!Ainda estou pensando se abandono de vez o sonho da Biologia ou não, agora vou perseguir outros sonhos, quero viver coisas diferentes e me arriscar mais, vamos ver o que a vida tem pra gente né!Muuito pelas palavras de incentivo, e dará certo sim, para NÓS!

      Beeijos,

      Marianna

      Excluir