sábado, 27 de outubro de 2012

MEXICO

Olá!!!
 
Parece que faz uns 10 anos que ñ apareço aqui!!Cada hora parece que ta mais corrido, o tempo ta voando aqui!!
 
Mas bora tirar o atraso que o post de hoje acredito que é bem interesante, já que ouvi tantas coisas a respeito desse lugar!Senhoras e senhores, bem vindos ao MÉXICO!
 
Antes de chegar em SD eu já tinha decidido que queria ir até o México, já que SD está a apenas 30min da fronteira!Mas chegando aqui e falando sobre minha vontade de conhecer o México eis que me pego cercada de pessos falando: "vc ta doida?aquele lugar é perigoso!!", "pq México??", "eu ñ acho que seja seguro!!", "vc vai AMAR, vc tem que ir!!", "vale a pena, mas ñ vá pra Tihuana!", e por aí vai!
 
Já dá pra imaginar o quanto fiquei confusa com relação a ir ou não para o México!
 
Primeiro de tudo, e não precisa ser muito gênio pra perceber, se algum lugar não é totalmente seguro, vá com várias pessoas, e de preferência com alguns garotos juntos!
 
Antes de decidir se realmente eu iria ou não, conversei com vááááários amigos que tinham ido lá, e todos me disseram: "vc vai adoraaaaar, vc tem que ir!!!". Todos me recomendaram a cidde de Rosarito, que é a 2ª cidade depois de fronteira, sendo a 1ª Tihuana. Não chegamos a ir em Tihuana mas amigos que ficaram lá disseram que ñ é um lugar muito agradável, além de ser perigoso!Então se vc vai ao México e quer conhecer ou ficar em Tihuana, é pelo seu próprio risco! ahuahauahuahu e se vc foi, me conte sua experiência!! ahuahauhau
 
 
Vários amigos que foram me disseram para ficar em Rosarito, e tbm recomendaram o hotel Rosarito Inn, e depois do meu final de semana lá eu tbm suuuuper recomendo esse hotel!!Mas vamos por partes!
 
Depois de quase 4 meses aqui rolou a oportunidade perfeita de ir para o México!Nosso grupo consistiu em 10 pessoas, 5 garotas/5 garotos, o que equilibrou bem a viagem!Nossa trip pro México aconteceu fds passado.
 
A primeira coisa que nós pensamos foi: "putz, os hotéis aqui só tem espaço para 4 pessoas/quarto, a gente vai precisar de pelo menos 3 quartos, vish e lá se vai nossa grana!!"
 
E eis que descobrimos a 1ª maravilha do Rosarito Inn!!Eles tem capacidade para 10 pessoas!!E não pense que é um quarto cheio de camas, não não!Eis que ficamos hospedados em um APARTAMENTO!!Sim meus caros, um apartamento!Quatro quartos, 2 banheiros, cozinha equipada com louça, geladeira, microondas, torradeira, máquina de lavar pratos, máquina de lavar e secadora automática, sala grande e uma varanda de frente para a praia!!Parace bom??Melhor ainda foi o preço!!Pagamos $580 para ficar de sexta até domingo!Incluindo taxas ficou cerca de $61/pessoa!Uma bagatela comparada a todas as vantagens e tamanho do nosso apartamento de 1 andar!!
 
Fizemos a reserva online pelo http://www.hotels.com, ótimo site, muito útil e fácil de achar ótimas ofertas de hotéis!!Já usamos esse site de reservas umas 2x e o processo foi tranquilo, é um site de confiança!!Outro que tbm já usamos e é muito bom é o http://www.booking.com!
 
Reserva feita, hora de começar a preparação, e o mais importante de tudo é a DOCUMENTAÇÃO!!
Se vc está indo para o México para passar o dia, a noite, o fds ou qualquer tempo que seja, ÑÃO ESQUEÇA seus documentos!!Vc pode acabar tendo problemas na hora de voltar para os EUA, e eu acredito que não deve ser uma experiência muito agradável ficar presa na fronteira!
 
A primeira coisa que vc precisa providenciar, se vc é estudante, assim como eu, é o seu I-20!
O I-20 é o documento que comprova que vc está nos US a título de estudo/intercâmbio!
Você precisa levar o seu I-20 para que o diretor/a da sua escola assine a papelada. Depois de assinado guarde seu I-20 junto com seu passaporte, vc vai precisar de AMBOS os documentos na hora de voltar ao território americano!!Se vc tiver em mãos o seu I-20 mas ele não estiver assinado vc pode ter problemas!!Melhor prevenir do que remediar né!
 
Fugindo um pouquinho do assunto, uma dica que pode evitar dores de cabeça!!!Durante sua estadia nos EUA, independentemente de ser SD ou não, sempre que vc for em algum lugar CARREGUE SEU PASSAPORTE COM VC!!A não ser que vc tenha um ID americano, porque se vc vai em algum lugar, principalmente festas/bares, etc, eles VÃO PEDIR SEU DOCUMENTO!Dois dias atrás fomos a uma festa a fantasia, quando já estávamos na fila para entrar minha amiga percebeu que ela não tinha trazido o passaporte, resultado?Ela não pôde entrar!Já comentei que moro looooonge do centro da cidade né?Pois bem, eis que minha outra amiga, que tem carro, teve que voltar com a "esquecida" para buscar o passaporte....elas perderam 1h30 de festa nessa brincadeirinha...então para evitar possíveis futuras dores de cabeça, NÃO ESQUEÇA DE ANDAR COM SEU PASSAPORTE!
 
Voltando ao post!
 
Malas prontas e documentos em mãos, hora de ir para o México!!
 
Se vc está em SD e tem um carro alugado vc precisa se certificar se vc pode ir a outras cidades com ele, como LA, Las Vegas, San Francisco e etc...o msm vale para o México!Vc pode alugar um carro, mas acredito que é mais fácil, prático e barato ir a pé!Isso msm, nós atravessamos a fronteira a pé!Mas vamos com calma.
 
Fomos em 2 carros até  fronteira, chegando lá vc pode estacionar seu carro em um dos vááários estacionamentos que tem lá. Chegamos no final de tarde e pagamos $60 para deixar o carro lá até domingo de tarde, cerca de $12/pessoa já que estávamos em 5 em cada carro, preço barato comparado ao que a gente paga nos estacionamentos regulares em SD.
 
Hora de atravessar a fronteira, uma renca de gente, grande parte mexicanos pelo o que a gente pôde perceber, e é como atravessar uma passarela, literalmente, e vc está no México!Ao longo do caminho tem policiais, mas nenhum deles pediu nossos documentos ou para revistar nossas malas, exceto por nossa amiga, que teve que abrir a mochila dela. Acho que eles escolhem alguém na multidão aleatoriamente...nada que assuste, a passagem foi realmente rápida e cera de 10 minutos depois nós estávamos no México.




Ao final da passarela vc chega no nível da rua, onde tem vááários taxistas que se aproximam para saber aonde vc está indo, ainda mais se vc está com um grupo de 10 pessoas com malas e mochilas ahuahauau Dois taxis foram suficiente para acomodar todos nós, o banco da frente deles tem espaço para 2 passageiros, o que não aconteceu na volta, mas enfim..
 
De Tihuana até Rosarito são cerca de 30min, e o táxi não tinha aquele relógio que conta os minutos/preço, e ao chegar no nosso hotel o valor da corrida foi de $45/carro, cerca de $9/pessoa, demos $10/pessoa, assim o troco ficou de gorjeta, algo que aprendi aqui, sempre dar gorgeja ¬¬'
 
O Rosarito Inn tem dois prédios então vc precisa checar na sua reserva qual dos prédios que é o seu apartamento!Nós ficamos no Rosarito Inn Occean!O apartamento simplesmente era enorme, comparado aos quartos de hoteis que já fiquei!Todo equipado, com piscina, 2 jacuzzis, de frente para o mar e com um clube do lado, que vc pode ir andando!
 



 

Chegamos ao hotel já era de noite, então decidimos sair para comer alguma coisa e ir ao clube que meus amigos tinham recomendado, o que é do lado do hotel, o Papas & Beer!


O lugar é bem legal, não tinha muita gente mas acho que foi pq estava meio frio de noite, o que gostei desse lugar é que ele fica na praia, então vc não precisa de salto alto, o que foi perfeito pra mim ahuahauhauahauhu Mas se vc é do tipo que não abre mão de um bom salto alto não se preocupe, o Papas tem uma área grande todo em tablado de madeira, então vc pode ir ao bar, banheiro, pista de dança sem precisar afundar o salto!
 
Outra coisa que o pessoal adorou é que as bebidas/drinks são beeem mais baratos que em SD!Vimos 2 garrafas de José Curvo por $10!!E o pessoal bebeu doses de tequila por $1 no Papas! ahuahauhauhau pra eles foi perfeito, pagamos $12 a entrada e era open bar das 21h até 1am!Boa música, só o tempo friozinho que estragou um pouco!Fora isso o lugar é bem alto astral, até touro mecânico tem se vc quiser se aventurar!!
 
No sábado a maioria tava de ressaca e decidimos comer alguma coisa, e ta aí outro ponto positio para o México: comida boa e barata!!um tanto caprichada nos temperos e pimentas, mas é comida mexicana né!
 
 
Após um almoço caprichado decidimos andar e ver um pouquinho da cidade. O que posso dizer é que a cidade não é a coisa maaaaais maravilhosa do mundo, mas tem seu charme!Acho que se o tempo estivesse melhor a gente poderia ter aproveitado mais, ido a praia quem sabe, mas valeu a pena!
 
Sábado de noite repetimos a ida ao Papas, mais gente nessa noite, música divertida e povo animado!!Lá pra 1 da manhã a chuva apertou e decidimos ir embora, o ruim do Papas é que a maior parte do clube é a céu aberto!A maioria do povo foi pra cama, uma coisa que descobri aqui é que os japoneses dormem pra inferno, e eu achando que eu dormia muito! ahuahauahuahau eles ganham com certeza!

No final ficou só eu, uma japa, um cara da suíça e um da arábia saudita vendo tv, conversando e comendo Pringles até quase 4 da manhã!Nem preciso dizer que foi bem chato ter que acordar ás 10h pra fazer o check-out! ahuahauhauahuahu
 
E como não podia deixar de ser, obviamente domingo amanheceu num belo dia de sol!!Mas aí a gente já tinha que ir, parece que São Pedro faz de propósito! Malas prontas, check-out, e lá fomos nós "back to border"!A viagem fo meio apertada já que dessa vez tive que dividir o banco da frente com minha colega de quarto, um banco, 2 bundas, por 35min, ñ foi confortável!Tirando o fato que eu era a única que entendi alguma coisa de espanhol e o taxista falou cmg a viagem inteira numa mistura de inglês e espanhol ao msm tempo, meu cérebro dando voltas pra trabalhar em 2 idiomas ao msm tempo O.O
 
Uma coisa que odiamos no México é o transito!Eles simplesmente NÃO TEM SEMÁFORO!Nem para carros e nem para pedrestes, o trânsito é uma loucura e é abarrotado de carros!!!O japonês no banco de trás tava branco quando descemos do táxi, tadinho! ahuahauahuah
 
Quando andamos cerca de 5min pra chegar ao lugar de atravessar vimos uma fila IMEEEEENSA, juro, era enorme!!!Um cara chegou e perguntou se a gente queria atravessar de van pq o tempo de espera para atravessar a pé estava em cerca de 3hrs!!!
 
Pensamos se seria seguro ou não, mas vimos a quantidade de malas, o tempo que tava fechando de novo e o nosso cansaço físico do fds, e optamos em atravessar com a van, mas juro que fiquei meio nervosa...
 
Ficamos 2h30 parados no trânsito, eu tava tão cansada que dormi a maior parte do tempo dentro da van...e vimos que a van foi a melhor opção, pq acabou chovendo, apesar de estar abafado a van tinha ar-condicionado, e pagamos somente $5/pessoa, é, no final compensou beeeem mais ir com a van!
 
Chegando na fronteira a van parou em frente a um prédio e o motorista desceu e abriu o capô da van, alguns policiais americanos olharam e eu fiquei me perguntando se eles iam mandar a gente descer e revistar a van em busca de drogas ou pessoas escondidas, que nem nos filmes, mas acabou que depois de 5min nós descemos e entramos no prédio, que era o prédio da Imigração. Lá eles pediram passaporte e o I-20, perguntaram o motivo de eu estar no México, o que eu estava fazendo em SD e por quanto tempo, ela agradeceu o fato de ter todos os documentos em mãos e me liberou!
 
Todos voltaram em segurança e ninguém teve problemas na imigração. Acho que vale a pena comentar que no começo uma amiga estava indo junto com a gente para o México, ela esqueceu de levar o I-20 antes e levou  documento para a escola na sexta-feira em que iríamos para o México, isso não é um processo que leve muito tempo, afinal é só uma assinatura, mas o problema é que antes de vir para SD ela estudou 1 mês em Miami, portanto o I-20 dela era de Miami e ela não pôde usar para ir ao México, a EF disse que levaria 1 semana para a EF em Miami mudar o documento dela. Uma garota da minha sala foi para o México sem o I-20 (que ela tinha perdido no aeroporto no Chile ¬¬'
) mas ela conseguiu atravessar e voltar aos US sem problemas, nós falamos isso para nossa amiga mas ela ficou com medo de ter algum problema na volta e desistiu de ir ao México.
 
Só estou comentando esse fato para que vcs saibam que sim, é possível atravessar sem o I-20, embora seja altamente recomendado que vc NÃO FAÇA ISSO!Se vc vai ficar por menos de 6 meses estudando nos US vc não terá o I-20, e vc pode atravessar somente com seu passaporte.
Mas por desencargo de consciência e para sua própria segurança, se vc tem seu I-20 e pretende ir ao México, assine-o!
 
Embora tudo o que me falaram sobre ir ao México, eu super recomendo a viagem!É um lugar diferente, bonito e que vale a pena conhecer!Outra coisa é que se vc é meior de 18 anos vc pode entrar e beber nos bares/clubes, o que ñ acontece se vc estiver nos US!Ta aí um dos motivos pelo qual tantas pessoas adoram o México, mas fora isso, não deixe as neuras e opiniões alheias ditarem sua escolha, se vc estiver afim de ir, VÁ!Tome cuidado com sua documentação, cuidado ao andar na cidade, cuidado com o excesso de tequila! ahuahauahuahauhu e DIVIRTA-SE!
 
Certamente vc terá "a great time in Mexico!"Assim como eu!Segue algumas fotos da trip!
 










 
 
 
 
Ao pessoal que está vindo para SD nos próximos meses, qualquer dúvida só entrar em contato, ficarei feliz em ajudar vcs!
 
Desculpem o abandono do blog!Se tiverem alguma sugestão/dúvida sobre alguma coisa me avisem que eu posso fazer um post sobre isso!
 
Obrigado pela visita!
 
Beijos,
M.
 
 

8 comentários:

  1. Olá Marianna, primeiramente, parabéns pelo blog, seus posts são muito bem explicados e ilustrados. Infelizmente você posta pouco, mas pelo menos não o abandonou (o que eu espero que não aconteça).

    Estou indo fazer um intercâmbio parecido com o seu próximo ano, San Diego - 6 meses, e o blog está ajudando bastante, já anotei todas as dicas de viagens :) uma dica que eu gostaria de dar é que você poste mais sobre San Diego, como é a rotina lá, como estava seu inglês e como está agora, como são as aulas, dicas de beleza para as meninas sobreviverem no exterior, compras, alimentação, como são os americanos, e esses assuntos mais gerais, pois tenho notado que seus últimos posts foram apenas sobre viagens.

    Bom, é isso, espero que esteja aproveitando bastante seu intercâmbio, pois é uma experiência única em nossa vida :)

    Bjs, E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá E.!

      Primeiramente obrigado pela visita!
      Infelizmente não tenho tido muito tempo pra atualizar o blog, mas vou tentar fazer postagens mais regularmene!
      Ás vezes fico meio sem saber o que postar, mas já que vc deu a dica o próximo post será sobre assuntos relacionados a SD, vou tentar abordar os tópicos que vc comentou e espero que possa ajudar!

      Boa sorte no planejamento do seu intercâmbio, com certeza vc vai amar SD!!Já sabe quando em 2013 vc vem pra cá?

      Beijos,
      M.

      Excluir
  2. Oi, Marianna. Tudo bom? espero que sim...
    Seu blog ta muito bom, passei um bom tempo lendo-o e espero continuar. Por favor, não o abandone :D

    Bem, to pensando em fazer intercâmbio ano que vem e tbm penso em fazer pela bela CA. Estou com a mesma dúvida que vc, entre San Diego e Sta Bárbara. Só que com preferências diferente. Estou procurando o lugar que tenha pouco brasileiro. Sei que em todo lugar o Brasil deixa sua marca, mas que não tenha a fama da Flórida, por exemplo. Você poderia me ajudar com isso? como é a galera de San Diego? muito brasileiro? muito americano de verdade? muito mexicano? é fácil estar praticando o inglês? e Sta Bárbara? o que achou da cidade quando passou o fds? tudo com relação a quantidade de brasileiros e mexicanos...

    Me ajuda com isso. Não sabia q fosse tão difícil escolher uma cidade :S

    Desde já agradeço, um beijo,

    Guilherme B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, obrigado pela visita!

      Sei bem como é estar em dúvida sobre que cidade escolher!!Isso vai depeder muito do que vc espera do seu intercâmbio!
      Fui para Sta.Barbara para ficar apenas 1 fds, o que pude ver é que é uma cidade pequena e charmosa, se vc quer ter a comodida de poder ir andando ate o centro da cidade com certeza Sta.Barbara é melhor, pq em San Diego, pe menos para mim que moro longo de centro, é mto + difícil!Mas se sua escola for perto do centro isso vai facilitar bastante a sua vida!!

      Com relação a brasileiros!Infelizmente os brasileiros estão em TODOS os lugares, é difícil fugir deles!E ñ se engane se sua compania falar q o lugar q vc escolheu ñ vai ter tantos brasileiros, a EF me falou a msm coisa e aqui ta cheio de brasileiros!Mas acho q depende da época, mto provavelmente as épocas de férias vão ter + brasleiros!Mas independent disso, é só saber o seu objetivo!Tem vários brasileiros aqui, ñ conheço ou convrso com mtos pq meu objetivo é falar inglês e ñ português!!Vai mto de vc!!
      Não tenho mto contato com americanos pq meu campus ´meio longe, mas se vc for p cidade, baladas ou coisas assim vc sempre tem oportunidades de interagir com americanos!Não tem mto mexicano em SD, pelo menos na área que moro, aqui no meu bairro tem mto filipino!

      A galera de SD é mto amigável, eles gostam e tratam mto bem os estudantes estrangeiros!Vc vi encontrar mto mexicano em empregos menos qualificados e em algumas áreas da cidde com Old Town, que é como se fosse um pedaço do méxico!
      Se vc ficar em casa de família e cair em uma família americana vai ser bem fácil praticar, mas independente disso a facilidade vai estar com a frequência que vc vai falar com as pessoas, e isso só vai depender de vc!!Qto mais vc falar + fácil vai ser de melhorar seu inglês!!

      Não sei se te ajudou, mas qualquer outra dúvida só me escrever!Vou ficar feliz em te ajudar, sei o quão difícil é a escolha da cidade!

      Beijoos,
      Marianna.

      Excluir
  3. oi Marianna, sabes me dizer o valor de um ônibus até Las Vegas no ano novo? partida no dia 29 a noite e chegada no dia 30 de dez pela manhã. Obrigada. Katherine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katherine!

      Não sei se tem ônibus que vão especificamente para Vegas, o que eu sei que tem são empresas que fazem viagens para lá. O valor varia de empresa para empresa, se ñ me engano paguei U$275 da última vez que fui, mas ñ sei se o valor vai ser diferente por causa do ano novo...uma coisa que vc pode tentar é ir de avião, talvez eu vá pra Vegasno ano novo tbm, chequei hj e achei passagem por U$169 (30/12 - 02/01). Vc pode dar uma olhada em sites tbm, fuvou te passar o link das 2 empresas que utilizei já, as 2 partindo de SD, tem a San Diego Experiences http://www.sandiegoexperiences.com/ e a Expedition America (essa é + barata) http://www.expedition-america.com/. Vale lembrar que os valores que eu paguei foram para 1 quarto com 4 pessoas, o valor tbm varia de acordo com o nº de pessoas!Dá uma olhada mas veja tbm qto que sai pra ir de avião, ás vezescompensa, já que são cerca de 5-6hrs de ônibus até LV!!Espero ter ajudado! Qualquer coisa só escrever! :)

      Mari

      Excluir
  4. Bom, nem preciso dizer sobre seu blog pq está de parabéns, muito bom mesmo...
    Me ajudou bastante, pq vou fazer intercambio no Mexico :)
    Vou ficar um ano e eu estava com duvidas se aceitava ou não haha
    Sou muito idiota mesmo rsrsr
    Muito obrigado, de coração mesmo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonatas, desculpa a demora em responder, mas faz teeeempo q não tenho tido tempo de entrar aqui pra responder!!
      Muitíssimo obrigado, e que bom que te ajudou!
      Bom creio q vc deve ir para uma cidade beeem maior, Rosarito é pequena e bem simples, mas na minha opinião qualquer intercâmbio e experiência de viver é válida e acho q vc vai curtir bastante!!
      Boa sorte e espero que vc tenha uma experiência maravilhosa!!!
      Beijooooooos :)

      Excluir